PIRAI DO SUL- Profissionais de Saúde aprendem sobre manejo e controle de animais Peçonhentos

24/08/2011 17:33

 

Profissionais de Saúde aprendem sobre manejo e controle de animais Peçonhentos

 

capacita-ani-dsc_4628Com o objetivo de capacitar profissionais da Saúde, a 3ª Regional de Saúde em parceria com a prefeitura de Piraí do Sul, promoveu pela primeira vez uma capacitação sobre manejo e controle de animais peçonhentos, aperfeiçoando o trabalho dos profissionais de Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Arapoti, Ipiranga, Ivaí e Palmeira. A capacitação ocorre de 16 a 18 de agosto, no auditório do Centro Administrativo Antonio Fanchin Filho, em Piraí do Sul.

 

De 2007 a 2010, a 3ª Regional de Saúde, com sede em Ponta Grossa, registrou 4.200 acidentes com animais peçonhentos, tendo maior incidência acidentes com aranhas, totalizando 2.800 casos. No mesmo período, em Piraí do Sul, foram registrados 365 acidentes, sendo em maior número 266 com aranhas, 56 com escorpiões e 30 com serpentes.

 

Durante a capacitação, os profissionais serão orientados sobre a biologia, identificação e metodologia no manejo e controle destes animais. “Os municípios vão receber uma atualização sobre o sistema de notificação de animais peçonhentos, dados de notificação de acidentes e sobre como identificá-los e encaminhar para identificação, melhorando assim a qualidade da vigilância dos acidentes com animais peçonhentos como um todo”, explica o biólogo da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria de Estado da Saúde, Emanuel Marques da Silva.

 

O coordenador regional de endemias, Mauro Carvalho Leal, esclarece que esta é a primeira capacitação sobre o assunto promovida pela 3ª Regional de Saúde e que geralmente estes eventos são realizados na sede da regional, algo que desta vez foi diferente. “Nós temos que descentralizar as ações. Geralmente os eventos ocorrem na sede da regional e temos a ideia de que os municípios parceiros assumam compromissos e participem mais, como Piraí do Sul prontamente nos ajudou a realizar esta capacitação. Nossa expectativa é que os profissionais saiam com bastante conhecimento para que possam desempenhar o trabalho com excelência”, ressalta.

 

A 3ª Regional de Saúde não possui muitos registros de animais enviados para identificação, em 2008 foram pouco mais de 60, por isso é importante capacitar os profissionais para que conheçam os animais, saibam identificá-los e assim capturá-los. “Nossa regional tem baixa incidência de captura desses animais. Temos que estudá-los para prevenir a incidência desses acidentes. Piraí se prontificou desde o primeiro momento a sediar o evento para que o piraiense tenha a oportunidade de conhecer os animais e de prevenir-se. É uma honra para o município sediar um evento como este”, encerra o secretário municipal de Saúde, Ubaldo César Solak.

capacita-ani-dsc_4604 capacita-ani-dsc_4609 capacita-ani-dsc_4623 capacita-ani-dsc_4625 capacita-ani-dsc_4636 capacita-ani-dsc_4633