PIRAI DO SUL - COLHEITA MORANGO

24/08/2011 17:24

 

Produtor piraiense faz primeira colheita de morango em sistema elevado PDF Imprimir E-mail

 
 

Tonon e Solek com as primeiras bandejas da colheitaA primeira colheita de morango em sistema elevado semi-hidropônico foi feita na quarta-feira (17) na Chácara Luz do Sol Nascente, no bairro Bom Sucesso. Todo o processo da primeira estufa experimental da região teve o acompanhamento da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento de Piraí do Sul. As duas primeiras bandejas de morango orgânico foram colhidas pelo produtor Luciano Solek e pelo secretário municipal da pasta, Luiz Fernando Tonon. Os cerca de 600 pés de morango da estufa do projeto piloto produzirão por dois anos. A economia de espaço é de 120% se comparada ao sistema de plantio tradicional realizado em canteiros.

Os estudos para este tipo de plantio estão sendo feitos desde o ano passado. "Fizemos uma visita à Embrapa no Rio Grande do Sul e conhecemos vários produtores que utilizam esse novo sistema, que proporciona melhor desenvolvimento, melhor produção, melhor sanidade e maior concentração de mudas em um pequeno espaço. Com esse sistema já deu para notar a qualidade da planta, que teve um início de produção 10 dias antes do sistema convencional (plantio no solo), manteve o mesmo sabor, mesma estrutura de tamanho, mesma coloração. Isso foi ótimo por se tratar de ter um substrato para morango orgânico, que é mais delicado por não ter produtos químicos", explica o secretário Tonon.

O empresário e agricultor se diz satisfeito com os primeiros resultados. "Gostei bastante do sistema e pretendo ampliar esse tipo de plantio para o ano que vem. Já está programada uma estufa de 300 metros quadrados, onde serão plantadas mais ou menos 3,5 mil mudas", revela Solek. Ele produz mais de 20 toneladas de morango por ano, com 30 mil pés plantados no sistema tradicional atualmente. Em sua empresa, o produtor congela polpa de diversas frutas para venda em supermercados e também oferece os morangos 'in natura'.

A secretaria municipal da Agricultura e Abastecimento continua com os trabalhos de assistência a produtores interessados no plantio do morango. "Temos como exemplo o produtor Luciano Solek, que aderiu à ideia do projeto piloto e está disposto a mostrar o trabalho realizado nessa parceria a qualquer outro produtor. Esse trabalho foi divulgado desde a Expotrade, com diversas palestras onde um dia foi especialmente dedicado ao morango", diz Tonon.

Interessados podem entrar em contato com a secretaria através do telefone: (42) 3237-3006.

 

DSC_1382 DSC_1399 DSC_1403 DSC_1409