TELÊMACO BORBA

24/08/2011 17:53

AUTORIDADES PRESTIGIAM AULA INAUGURAL DO CURSO DE GESTãO PúBLICA PELA UTFPR

Neste final de semana, dias 19 e 20 de agosto, aconteceu no Polo Universitário Municipal da UAB (Universidade Aberta do Brasil) a Aula Inaugural da 2ª turma de Gestão Pública Municipal ofertada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), modalidade a Distância.

 

Na solenidade de abertura esteve o prefeito, Eros Danilo Araújo, a secretária municipal de Educação, professora Cláudia Maria da Cruz e a representante do Núcleo Regional de Educação, a professora Mariluz Lima Santiago.

 

Participaram os 56 alunos matriculados no curso, os professores representantes da UTFPR, João Mansano e Ivan Vicentin, a coordenadora do Polo UAB, professora Durcinéia Vella, as tutoras presenciais do curso, professoras Patrícia Ferreira Kuhnen e Vera Lúcia Galvão.

 

O curso terá a duração de 420 horas, sendo aproximadamente 14 meses mais o tempo destinado a atividades extracurriculares individuais e à monografia.

 

As aulas serão desenvolvidas de acordo com o calendário previsto no projeto, sendo que os encontros presenciais ocorrerão sempre aos sábados no período diurno.

 

Os cursos de pós-graduação na UTFPR são modalidade semipresencial, significando que poderão ter dois encontros mensais, obrigatórios, no polo em que o aluno estiver matriculado.

 

Os encontros presenciais compõem-se das provas e aulas marcadas pela coordenação do curso em cada módulo.

 

As provas presenciais e a defesa presencial da monografia estão regulamentadas pelo Parágrafo único, do Art. 6º, da Resolução nº1, de 08 de junho de 2007, do CNE/CES.

 

mantenedor do Polo é a Prefeitura de Telêmaco Borba, e a abertura deste curso é fruto da parceria entre os governos Municipal e Federal e das IPES Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná.

 

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTáVEL APOIA A INCLUSãO DO TERRITóRIO CAMINHOS DO TIBAGI NO CIRCUITO DE COMERCIALIZAçãO

 

O Conselho de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável trabalha temas voltados à agricultura urbana, compostagem, compras da Agricultura Familiar, Cooperativa do Mel, Feira do Produtor, SOS Abelha, Selo Social e Cooperativa Social, entre outros.

 

Visando fortalecer a produção agrícola local e incentivar o consumo de orgânicos, o Conselho vem atuando junto às entidades locais, fundação Rureco e SDT - Secretaria de Desenvolvimento Territorial, no incentivo a inclusão do Território Caminhos do Tibagi no Circuito de Comercialização e da Formação da Base de Serviços de Comercialização, para facilitar a relação entre agricultores e os programas PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

 

O Conselho também terá um papel importante junto a Secretaria de Planejamento Urbano Habitação e Meio Ambiente, recentemente criada, e considerada pelo Conselho um avanço na administração municipal.

 

"Trabalhando juntos poderemos pensar o desenvolvimento de forma sustentável", dizem os Conselheiros, que estão motivados e comprometidos na busca de mudanças que tragam benefícios concretos ao nosso município.

 

"Nosso desafio é grande. Pensar em desenvolvimento e integração de forma Sustentável requer mudança de pensamento e posicionamento. Temos que conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental de forma integrada, planejada e com visão a longo prazo.

 

Importante também, saber que a responsabilidade não é somente de quem produz, mas também de quem consome. Ações como evitar o desperdício e praticar o uso racional de bens de consumo, colaboram com o desenvolvimento sustentável", disse a presidente do Conselho Ericléia de Fátima Dlugosz da Silva.