TIBAGI -

24/08/2011 17:56

  Agora tem Feira do Produtor todo sábado

O consumidor aprovou e o produtor familiar mais ainda. A Feira do Produtor que antes acontecia apenas nos dois primeiros sábados de cada mês fizeram tanto sucesso que agora serão realizadas todos os sábados. As barraquinhas que comercializam frutas, legumes e produtos da economia solidária na praça Edmundo Mercer, atrás da Igreja Matriz, abrem sempre às 8 horas e atendem aos consumidores até meio-dia, inclusive com lanches.



“Felizmente a procura pelos itens da agricultura familiar, principalmente pela qualidade dos alimentos ofertados, é grande e isso animou os produtores a marcar presença todos os finais de semana. É oportunidade de renda e trabalho e também de compra de verduras fresquinhas”, comenta Gil Fochezatto, gerente de Desenvolvimento Agropecuário e Econômico da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho. 

A iniciativa beneficia empreendedores da economia solidária e mais de dez vendedores de produtos naturais participam do programa. Os produtores da agricultura e do empreendedorismo familiar apresentam desde hortaliças, bolachas caseiras, pães, salames, embutidos, geleias, filés de tilápia a peixes vivos. Além dos preços acessíveis, a Feira é também oportunidade de lazer e descontração para as famílias. O artesanato tem espaço garantido e a Feira tem ainda barraca de pastel, café, espetinho e caldo de cana. 

Produtores interessados em participar podem se inscrever na Secretaria. O endereço é avenida Manoel das Dores, 1619, e o telefone: (42) 3916-2210.


Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo

 
 

 Anatel dá respaldo à oferta de internet grátis


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou autorização para que a Prefeitura de Tibagi ofereça sinal gratuito de internet à população. O ato de autorização já vale desde o início do programa, mas foi publicado na última semana para garantir respaldo da Anatel quanto aos serviços de telecomunicações explorados para fim de gestão administrativa. “São procedimentos necessários que asseguram a legalidade da oferta de banda larga à população”, explica Ari Araújo, gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração. 

A publicação está disponível no Diário Oficial da União número 158 de 17 de agosto e também pela internet na página do DO: Você confere clicando aqui.

Ao todo, 111 residências na cidade e no interior já contam com o sinal de internet gratuita ofertado pela Prefeitura. “E está sendo muito bem aceita. Até agora, não tivemos reclamação quanto à qualidade do sinal, que funciona perfeitamente”, indica Araújo.



O programa Tibagi Sem Fronteiras foi lançado em 28 de maio deste ano e conta com a transmissão do sinal por ondas de rádio através de torres e antenas instaladas em três pontos da cidade e dois nos distritos de Amparo e Caetano Mendes. A inclusão digital aos poucos está acontecendo com a crescente adesão dos usuários, que estão trocando o sistema convencional, pago, pelo gratuito.

O editor e cinegrafista João Pedro Agostinho aderiu ao programa desde o início e não se arrepende. “É bem legal o sinal. A criançada usa direto. Agora mesmo tem um parente meu fazendo prova no Detran através da internet em casa”, relata. “Antes eu pagava R$ 49 por mês pela banda larga. Agora conto com essa economia”, pontua.



Como funciona

O sinal chega ao município por fibra ótica e é distribuído em servidores de rede para diversas torres com transmissão WI-FI, chamados POPs, implantadas em pontos estratégicos da cidade e também nos distritos de Amparo e Caetano Mendes. 



Em casa, cada usuário pode receber o sinal de banda larga através de um equipamento de rádio decodificador, com antena, e usar em seu computador pessoal, inclusive notebooks. Para aderir, o cidadão deve estar em dia com os impostos municipais e, se possuir veículo automotor, deverá emplacá-lo em Tibagi. 



Pontos de Livre Acesso

Além do sinal gratuito nos domicílios cadastrados, a Prefeitura também disponibiliza pontos de acesso livre WI-FI em alguns locais da cidade. Assim, um cidadão que esteja passeando pelo centro histórico, por exemplo, poderá conectar-se à internet em seu computador móvel. O acesso em pontos livres é permitido para cada usuário por no máximo duas horas consecutivas. Os pontos são: praça Edmundo Mercer, praça 18 de Março e Rodoviária.




Cadastre-se no Tibagi Sem Fronteiras:

O cadastro deve ser feito na Agência do Trabalhador, que fica na Avenida Manoel das Dores, 1619. Mais informações: (42) 3275-3455. 


Conecte-se conosco:

www.tibagi.pr.gov.br/semfronteiras

semfronteiras@tibagi.pr.gov.br

www.twitter.com/tibagipr

www.facebook.com/tibagi

www.youtube.com/tibagipr


Texto: Emanoelle Wisnievski 
Imagens: Arquivo/Christian Camargo