CASTRO- CONFERÊNCIA DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

24/08/2011 16:09

 

CONFERÊNCIA DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

 

Conferncia_da_Juventude

Cerca de 100 jovens participam nesta quarta e quinta-feira (24 e 25), no Educandário Manoel Ribas, da 2ª Conferência Municipal de Juventude com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, promovida pela Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social.

Após a abertura, o assessor estadual de Políticas Públicas para a Juventude, Givanildo Silva, ministrou palestra abordando a participação dos jovens para subsidiar os governos na elaboração das políticas públicas. “A visão é que a juventude é o presente. São jovens que estão entrando na faculdade, que precisam acessar serviços de qualidade. E são eles que devem opinar e dizer o que é preciso e o que querem”.

Givanildo contou a própria história de vida. Ex-menino de rua na Bahia, fugiu de casa aos 14 anos por descobrir que havia sido adotado. Foi encaminhado para um projeto onde teve contato com a arte e retomou os estudos. Formado em Artes Cênicas, já desenvolveu trabalho junto à Febem, em São Paulo e atualmente trabalho no governo do Paraná. “Quando me interessei pela arte, entendi que poderia ser uma ferramenta de transformação”.

Para Givanildo, a juventude está interessada em melhorar e o poder público deve ter um olhar atento e oferecer mais opções. “Precisamos despertar para que o jovem tenha educação de qualidade, acesso à tecnologia, cursos profissionalizantes, e principalmente, que possa dialogar com a sociedade e decidir o que é melhor para o seu desenvolvimento”.

 

Debates

Os participantes vão ainda fazer grupos de discussão abordando temas como democracia, prioridades do Plano Nacional de Juventude e as políticas públicas para os jovens, além de eleger os delegados para a etapa estadual da conferência.

O evento abordará os temas “Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Social”; Plano Nacional de Juventude: Prioridades 2011 a 2015”; “Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude”. Ao final dos debates serão formuladas propostas para as área da educação, trabalho, meio ambiente, profissionalização, tecnologia da informação, direitos humanos, saúde, esporte, cultura e lazer.

A secretária municipal da Criança e Desenvolvimento Social, Maria Teresa Menarim, destaca que o evento oportuniza a discussão e reflexão dos direitos dos jovens. “Vamos fortalecer as ações para o desenvolvimento de políticas públicas com o objetivo de desenvolver integralmente o jovem”.