A CIDADE DE CARAMBEI

19/09/2011 14:12

CARAMBEÍ

Seu nome tem origem na língua indígena dos Tupis Guaranis, significando “rio das tartarugas”, mas suas características mais marcantes se devem à sua colonização. Carambeí em 1713, era uma fazenda que começava no rio Iapó e se estendia até o rio Pitangui. Com uma casa sede, entre Ponta Grossa e Castro. Por má administração de seu proprietário, José Goes, a fazenda acabou indo a leilão, e dessa época a meados de 1854, ela foi arrendada por diversas vezes, até que foi permutada por outra fazenda, pelos descendentes de Francisca Teixeira de Azevedo, a Sinhara do Carambeí.

 

Foi a Brazil Railway Company que adquiriu a fazenda. Essa companhia fez planos de colonização para a área, pretendendo conseguir carga para os seus comboios, afinal, acabara de construir uma linha férrea, que cortava a fazenda.

Basicamente, era entregue ao colono um lote de terra, uma casa, uma canga de bois e três vacas leiteras, as quais poderiam ser em número maior, de acordo com a capacidade na sustentação do gado. A companhia fornecia também sementes e adubos para a primeira semeação. A própria comprava toda a produção.

Em 1905 alistadores do governo brasileiro percorriam a Europa á procura de imigrantes. Os primeiros holandeses foram enviados para uma povoação perto de Irati. A maioria acabou retornando para a Holanda. Os que ficaram procuraram outro lugar para se instalar. Leonardo Verschoor, seu irmão e Jan Vriesman mudaran-se para o loteamento aberto pela Brazil Railway Company entre Castro e Ponta Grossa , no local Chamado Carambeí, nome que vem do Guarani, que quer dizer tartaruga no rio. Assinaram contrato em 04 de abril de 1911, data que marca o início do Vilarejo Carambehy.

Em seguida Jan Verschoorvai para Holanda trazer novos imigrantes, que chegaram a Carambeí em 11 de dezembro de 1911. A partir de 1916, a firma De Geus & Cia fabricava seu próprio queijo. Coube a esses pioneiros uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção do Brasil em 1925, com sete sócios, produzindo manteiga e queijo formava-se a Sociedade Cooperativa Hollandesa de Laticínios. Em 1941 a cooperativa mudou sua razão social para Cooperativa mista Batavo Ltda. E em 1 de março de 1954 surgiu a Cooperativa de Laticínios do Paraná Ltda.

 

1950 - Mecanização


Ainda nos anos 50 um colono deixou de registrar um terreno, com a intenção de vender em lotes, para a construção de casas, surgindo a Vila Nova Holanda. Após isso surgiram novas vilas: Vila Boqueirão, Vila Vriesman, Vila A.F.C.B. e Jardim Brasília. E finalmente em 1994 os Jardins Bela Vista I, II, III e Novo Horizonte. (Fonte: Carambeí 75 anos, de Hendrik Adrianus Koo)

 

 

CARAMBEÍ HOJE

As dimensões de Carambeí abrangem uma área de 645,42 km quadrados. Sua produção econômica esta estruturada nos setores de lacticínios, sendo um dos principais centros da bacia leiteira do Paraná. Com destaque na produção de grãos dos Campos Gerais e também no abate de aves e suínos. O Índice de Desenvolvimento Humano qualificou o município com um valor superior à média nacional e quase igual à média estadual de 0.787, deixando-o com o 52 melhor IDH-M do Paraná e 941 do Brasil².

A primeira atividade explorada foi a produção de leite. Em seguida, os imigrantes passaram a produzir queijos, de forma artesanal. Na década de 50, os campos começaram a ser abertos para a agricultura. Formaram-se grandes lavouras de soja, milho e trigo. Aqui foi desenvolvida a tecnologia do Plantio direto na palha, instrumento fundamental para a preservação do solo.

Toda esta história de trabalho e sucesso está preservada na Casa da Memória através de objetos, maquinários, fotos e até maquetes.

E a presença da imigração está marcada principalmente na arquitetura e gastronomia, como as deliciosas tortas. Os jardins floridos, as réplicas de moinhos e as cortinas tipicamente holandesas levam o turista a um passeio pela Europa. As belezas naturais da cidade, como cachoeiras e campos, também merecem destaque. Quem passa por aqui, realiza um verdadeiro encontro com a natureza. Ainda recente como município, Carambeí procura um desenvolvimento econômico aliado à qualidade de vida em todas as direções. Educação e saúde ao alcance de todos é a base para este crescimento.

 

 

Brasão Municipal

Bandeira

Brasão CarambeíNo Brasão, a figura superior compõe de um modelo português, tradicionalmente usado no Brasil.  O castelo com cinco torres ao cimo do escudo representa a sede do Município, com seu poder, sua autoridade e suas leis.

O Brasão de Armas é cortado em três partes desiguais, sendo uma parte superior maior e duas partes inferiores iguais, constantes de:

Na parte superior, um sol nascente em amarelo com seus raios em laranja com fundo branco. Na parte superior amarela, distribuída de forma circular, tem-se a legenda GRAÇAS A DEUS, em preto, representando o agradecimento a Deus pelos benefícios da terra dadivosa, e por tudo que ainda pode-se receber do Criador, num futuro próspero e promissor;

Abaixo, a representação dos Campos Gerais, extremamente férteis, cultivados na região, com o emprego de implementos agrícolas e alta tecnologia;

As linhas traçadas na cor marrom, na lateral direita, ao lado do Rio, representam o berço do plantio direto na palha;

O homem e o trator representam o grande potencial de trabalho, característico da gente do Município de Carambeí;

Abaixo do homem e do trator, a simbologia do Rio das Tartarugas que deu origem ao nome do então Distrito, hoje Município;

Na parte inferior central, a Araucária Estilizada, árvore símbolo do Paraná, representando os Campos Gerais do Paraná;

Na parte inferior esquerda, o moinho representando a origem holandesa do Município.

Na parte inferior direita, no desenho da ave, do suíno e do gado leiteiro, representa-se a produção e a industrialização de produtos de origem animal, explorados no município.

Como suporte, nas laterais do Brasão, á direita o ramo de milho, e a esquerda, um ramo de trigo e soja, frutificados, representam as riquezas da região, os quais se cruzam em aspas sob o escudo.

Num listel na cor azul, com as pontas dobradas e terminadas em flâmulas, brocante sobre os pés entrelaçados dos dois suportes, vem gravado em toda a sua extensão o topônimo: "CARAMBEÍ" , em caracteres maísculos, em cor branca.  Na ponta esquerda a abreviatura cronológica "13.12.95", dada em sua emancipação, e na ponta direita outra abreviatura cronológica "1997" , data da primeira gestão, tudo na cor branca.

 

A bandeira do Município de Carambeí resultou da combinação das bandeiras do Brasil e da Holanda, representando a colonização holandesa dentro do Estado Brasileiro.

Tendo formato retangular, com maior dimensão no sentido horizontal, é composta por: dos triângulos resultantes do prolongamento dos vértices do losango central, um no canto superior direito, na cor amarela, e outro no canto inferior esquerdo, na cor verde; cortada por três faixas inclinadas que vão do canto superior esquerdo até o canto inferior direito; e no centro, um losango branco centrado com o Brasão de Armas do Município de Carambeí.

Suas cores são provenientes das bandeiras do Brasil e da Holanda, identificando assim a história do novo Município, fazendo parte do Estado do Paraná, colonizado e industrializado pelos imigrantes advindos da Holanda.

O primeiro triângulo resultante do prolongamento dos vértices do losango central, no canto superior direito, na cor amarela, proveniente da bandeira brasileira, representa as riquezas minerais existentes no Brasil na época de sua colonização. O segundo triângulo resultante do prolongamento dos vértices do losango central, no canto inferior esquerdo, na cor verde, oriunda da bandeira brasileira, representa a mata verde nativa do Brasil, a esperança e a produtividade do Município.

As três faixas inclinadas, de igual largura, que se estendem no canto superior esquerdo até o canto inferior direito, são três cores diferentes: a primeira faixa da esquerda para a direita é de cor vermelha, a segunda é branca e a terceira é de cor azul. As cores vermelha é originária da bandeira da Holanda, a cor branca é originária das bandeiras da Holanda e do Brasil, a cor azul é originária das bandeiras do Brasil e da Holanda, sendo estas duas em maior representação na bandeira da Holanda.  Na bandeira da Holanda, estas cores têm sua origem no antigo escudo de armas dos Príncipes de Orange: uma corneta azul guarnecida de prata, pendente dos cordões vermelhos.

O losango existente no centro da Bandeira, de cor branca, presentes nas bandeiras do Brasil e da Holanda, representa a paz em ambas as Nações.

No interior do losango, encontra-se centrado o Brasão do Município.